17/11/2018

Queques de laranja e iogurte [e um pedido de ajuda!]

Muitas vezes quando ando em mudanças e arrumações, acabo por encontrar coisas guardadas em caixas ou gavetas, esquecidas do meu pensamento. Desta vez encontrei estas formas de queques que comprei já há um par de ano mas que acabei por arrumar sem nunca sequer ter usado. A receita já estava anotada e foi fácil decidir. Estes queques de laranja são perfeitos para mandar para o lanche dos mais pequenos porque não têm açúcar refinado nem óleo e ficam super húmidos. Os cantinhos ficam torrados a fazer lembrar os das pastelarias. Amanhã é domingo e o dia perfeito para fazer uns queques, quem sabe com a ajuda dos minichefs aí de casa!

O outro propósito deste post é mesmo o pedido que vos vou fazer de seguida. 

"A Mariana tem 12 anos, cheios de sonhos e magia próprios da idade, vive presa a a uma cadeira de rodas com um suporte de ferro e pesos na cabeça devido a uma doença crónica muito grave. Passou grande parte da infância no hospital foi enviada agora para casa, por nada mais haver a fazer. No hospital o seu único divertimento era a Playstation4.  Em casa nada tem, porque as dificuldades são muitas de todas as ordens."

No ano passado por esta altura, a Marisa do Mercado dos Santos pediu-me ajuda para uma menina que não tinha presente de Natal. Eu lancei o desafio e rapidamente os meus amigos deram a mão e conseguimos compra-lhe o presente que ela queria. A felicidade nos seus olhos foi o melhor agradecimento que podíamos ter tido e ficámos de coração cheio com a pequena ajuda que demos. 
Este ano, como podem ler pela mensagem da Marisa, a Mariana teve alta do hospital. Há realidades duras e como diz o velho ditado "um mal nunca vem só" pois as dificuldades familiares são mais que muitas. A questão é simples. Não estou a pedir comida nem roupa, é certo. Não é um bem essêncial, é certo. Certamente que a Mariana trocaria todas as consolas do mundo por umas pernas e por se ver livre daquele parafernállia que anda agarrada a ela. 

Eu gostava muito de conseguir ver o brilho que vi no ano passado nos olhos da Mariana e oferecer-lhe uma PS4. 
Será que consigo? Será que conseguimos?!

Conto com a vossa ajuda. Enviem-me email para hojeparajantar@gmail.com ou pelo facebook. 

Obrigada♥


Deixo-vos a receita:

3 ovos
1 laranja (com casca fina)
1 iogurte natural 
3 copos de iogurte de açúcar de côco
3 copos de iogurte de farinha de espelta 
1,5 c. chá de fermento em pó
1 cenoura

Ligue o forno a 180ºC.
Unte as forminhas. Eu gosto de usar o desmoldante em spray. Coloque-as num tabuleiro e reserve.

Lave a laranja, corte-a aos pedaços e retire-lhe as sementes e os fios brancos. Coloque dentro do liquidificador junto com a cenoura cortada aos pedaços.  Triture.

Junte o iogurte, o açúcar e os ovos. Triture até obter uma massa homogenea.

Acrescente a farinha e o fermento e triture apenas para envolver.

Distribua o preparado pelas formas de queque até 3/4 da sua capacidade.

Coloque o tabuleiro a meio do forno e deixe cozer por 35 minutos. 


Vejam mais receitas no Stories do Instagram

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU